ALONSO ALVAREZ | LIVROS
HOME | LIVROS | COMPRAR | CONTATO | O AUTOR | BRINDES | NOTÍCIAS | ESPAÇO DO PROFESSOR
O Encanto da Lua Nova



ESCOLA ESTADUAL 19 DE MAIO - TURMA DE 9º ANO
ALTA FLORESTA - MT - 2018


PROTAGONIZAÇÃO TEXTUAL: A LEITURA E PRODUÇÃO SOB O ENCANTO DA LITERATURA

PROFª MARCIANA TEIXEIRA DE GOIS
A SEQUÊNCIA BÁSICA
Reprodução

Este trabalho tem como instrumento metodológico, para a promoção do letramento literário, a sequência básica proposta por Rildo Cosson em seu livro: Letramento Literário – teoria e prática, de Rildo Cosson. Dela fazem parte 4 etapas, denominadas por: motivação, introdução, leitura e interpretação. Para tal, utilizou-se a obra O encanto da lua nova, de Alonso Alvarez, que é uma leitura destinada ao público juvenil. Conforme planejamento que segue, todas essas etapas são contempladas e descritas nos respectivos desenvolvimentos.

PROTAGONIZAÇÃO TEXTUAL: A LEITURA E PRODUÇÃO SOB O ENCANTO DA LITERATURA
Reprodução

RESUMO: Os professores de Língua Portuguesa priorizam a gramática em suas práticas pedagógicas. À Literatura, quando abordada, dispõem pouco tempo e dão ênfase a exercícios que visam a sistematização da língua. No entanto, a Literatura tem função essencial na formação escolar e humana dos estudantes. Diante dessa questão este trabalho foi desenvolvido na Escola Estadual 19 de Maio, no município de Alta Floresta – MT, com uma turma de 9º ano e buscou a experiência do literário proposto por Cosson (2018), através do letramento literário. Teve como instrumento de intervenção pedagógica uma sequência básica desenvolvida com a obra O encanto da lua nova, de Alonso Alvarez (2005). Discute-se aqui, sobre a importância da Literatura e sobre os gêneros literários. Para tanto, os teóricos que fundamentam este trabalho são: Gotlib (1985), Coelho (2000), Cereja; Magalhães (2005), Soares (2007), Silva (2009), Filho (2012) e Michelli (2012). Fazer com que a Literatura seja abordada conforme o letramento literário em ambiente escolar favorece a protagonização dos estudantes frente às atividades de leitura e produção de textos literários.

TEXTOS PRODUZIDOS PELOS ESTUDANTES
Reprodução

Todas as etapas anteriores, contribuíram para o estímulo à produção escrita, dessa forma os estudantes foram solicitados que criassem um novo personagem ao livro, baseando-se neles, e que como os personagens da obra, tivessem algum desejo realizado e passassem por uma experiência insólita. Eles prontamente concordaram e também deram novas ideias, um deles propôs a continuação do livro que termina com um suspense imposto na conversa entre o síndico e o novo zelador. A proposta foi aceita.

CLIQUE PARA LER OS TEXTOS PRODUZIDOS
(Arquivos em PDF)

1. A FADA CONSELHEIRA E O BÊBADO - EMILI M. BECKMANN

2. A NOVA MORADORA - GEOVANA APA. ANDRADE

3. MIND - AMANDA C. LUZ

4. O DESEJO DE TAINHA - NATÁLIA P. DE SOUZA

5. O INTRUSO - PEDRO DE FREITAS LUCAS
O LIVRO


O ENCANTO DA LUA NOVA

Da nunca imaginada aventura que viveram Turista e seus amigos ao encontrarem o 11º andar, que não existia no prédio, onde morava Annabel, a bela feiticeira, prisioneira de um encanto.


Literatura juvenil
Recomendado para todas as idades
ISBN: 9788562226038
Formato: 13 X 19 cm
Páginas: 144

:: Selecionado pela FNLIJ para participar do catálogo e da 43rd Bologna Children's Book Fair 2006

:: Participou do estudo Narrativa infanto-juvenil brasileira contemporânea: múltiplas faces do mercado editorial
por Nathalia Costa Esteves e Alice Áurea Penteado Martha
Apresentado na 60ª Reunião Anual da SBPC



HOME | LIVROS | COMPRAR | CONTATO | O AUTOR | BRINDES | NOTÍCIAS | ESPAÇO DO PROFESSOR

VOLTA SOBE