ALONSO ALVAREZ | LIVROS
HOME | LIVROS | COMPRAR | CONTATO | O AUTOR | BRINDES | NOTÍCIAS | ESPAÇO DO PROFESSOR
Capa
Meia-noite na biblioteca
TEMPORADA 2

Meia-noite na biblioteca
TEMPORADA 2

Na Temporada 1, de Meia-noite na biblioteca, quatro amigos inseparáveis, que adoram ler livros e estudam na mesma sala do 6º ano do Ensino Fundamental, em uma escola pública, descobrem uma biblioteca nova nos fundos do cemitério do bairro, ocupando a casa do ex-coveiro.

Luís, Mário, Osmar e Paulo resolvem visitá-la e lá encontram Aline, a jovem e encantadora bibliotecária. Então, além de conhecerem as novas histórias nos livros que emprestam da biblioteca, começam a também entrar em contato com as histórias dos mortos enterrados no cemitério e de seus parentes, que sofrem com as perdas.

A primeira temporada acontece entre outubro de 2019 e março de 2020, quando então a pandemia da Covid surpreendeu o mundo e a biblioteca precisou fechar suas portas pela primeira vez.

"Meia-noite na biblioteca - Temporada 2", acontece durante a pandemia, com a biblioteca fechada e o cemitério proibido para visitantes e até mesmo para velórios, com os personagens confinados em suas casas.

Como na Temporada 1, o leitor vai descobrir o que se pode inventar e fazer com os livros e como eles podem transformar rotinas, proporcionar descobertas, inspirar sonhos e aproximar pessoas, mesmo quando os encontros não podem ser presenciais..

Autor: Alonso Alvarez
Capa: Rafa Antón

Editora: Ficções
ISBN (Papel): 9786587622118
ISBN (E-book): 9786587622095
Formato: 14 X 21 cm
Páginas: 72
Ano: 2021
Juvenil / Para todas as idades, a partir dos 11 anos

Projeto realizado com o apoio do Ministério do Turismo, Secretaria Especial da Cultura, Governo do Estado de São Paulo, por meio da Secretaria de Cultura e Economia Criativa, Proac Lab 2020.

| Leia um trecho |





IMAGENS DA CAPA EM ALTA RESOLUÇÃO (CLIQUE PARA DOWNLOAD)

COMPRAR VERSÃO IMPRESSA (PAPEL)

COMPRAR VERSÃO IMPRESSA

COMPRAR VERSÃO DIGITAL (E-BOOK)

COMPRAR VERSÃO DIGITAL




Reprodução

Novamente, o leitor irá descobrir o que se pode fazer com os livros e a literatura ao enfrentar uma rotina necessária no mundo todo, que isola as pessoas, pois qualquer tipo de aglomeração e encontro é perigoso.
Em Meia-noite na biblioteca – Temporada 2, a paisagem ficou vazia de pessoas: ruas, praças, escolas, campinho de futebol, igrejas, comércio, enfim, o bairro inteiro. Até a sorveteria do seu João fechou de uma hora para outra e deixou as abelhas sozinhas e desorientadas.

Com o início da pandemia, a biblioteca no cemitério é fechada pela primeira vez em dez anos. A quarentena é decretada, e todos que frequentavam a biblioteca agora são obrigados a ficar confinados em suas casas, podendo sair apenas para atividades essenciais.

Aline sabe que a biblioteca presta um serviço essencial e que o livro é uma boa companhia em tempos de isolamento. Ela encontra uma passagem pelo muro do cemitério e, às escondidas, faz visitas à biblioteca para pegar livros e com ajuda de Ayo, o namorado, e Dedê, parceiro na biblioteca, vai distribuindo-os pelo bairro.

Seguindo os protocolos sanitários de prevenção contra o vírus, eles organizam ações sociais para enfrentar e minimizar os impactos da quarentena na vida de famílias vulneráveis, que se veem, repentinamente, sem emprego e em dificuldades financeiras.

Aline circula pelo bairro carregando uma caixa de livros em sua bicicleta. A biblioteca comunitária agora vai ao encontro de seus leitores.

Os quatro meninos, cada um confinado em sua casa, sofrem com a biblioteca fechada, mas descobrem outras formas de convívio e encontros. Osmar conhece várias palavras novas que a pandemia revela. Luís vê um verbo se espalhar pelo bairro. Mário começa a escrever redações sobre o que está vivendo e, assim, dá um abraço diferente no amigo Paulo.

Aline passa a maior parte do tempo em casa, com a avó Bintu, que vive debruçada na janela do seu quarto e observa o lado bom de o mundo ser obrigado a parar, pois polui menos. As árvores e plantas da Praça Adotada nunca foram tão vistosas.

Aline é surpreendida ao receber a carta de despejo da biblioteca da casa do ex-coveiro, porque o cemitério precisa ampliar os seus serviços durante a pandemia.

Meia-noite na biblioteca – Temporada 2 é também um registro ficcional da nova fase enfrentada pela Biblioteca Comunitária Caminhos da Leitura, em Parelheiros, durante a pandemia, que se vê perdendo o seu espaço no cemitério e, ao mesmo tempo, criando e organizando ações sociais e literárias pelo bairro.

Novamente, o leitor irá descobrir o que se pode fazer com os livros e a literatura ao enfrentar uma rotina necessária no mundo todo, que isola as pessoas, pois qualquer tipo de aglomeração e encontro é perigoso.





VEJA TAMBÉM A TEMPORADA 1!
MEIA-NOITE NA BIBLIOTECA
TEMPORADA 1


HOME | LIVROS | COMPRAR | CONTATO | O AUTOR | BRINDES | NOTÍCIAS | ESPAÇO DO PROFESSOR

VOLTA SOBE